Link para página

Fundação

Fundação Manuel Cargaleiro foi criada em 1990  pelo artista Manuel Cargaleiro, com fins de natureza cultural, artística e pedagógica, tendo por principal objetivo a criação, organização e administração do Museu Cargaleiro, como forma de estudar, investigar, conservar, divulgar e dinamizar o acervo artístico da Coleção da Fundação Manuel Cargaleiro.

Foi instituída por escritura pública de 31 de janeiro de 1990, e reconhecida por portaria publicada no Diário da República II Série, n.º 124, de 30 de maio de 1990. Por despacho do Primeiro-ministro, publicado em portaria no Diário da República II Série, n.º 79, de 5 de abril de 1991, obteve a declaração de utilidade pública ao abrigo do Decreto-Lei n.º 460/77, de 7 de novembro.

Nos termos do n.º 1 do artigo 25.º da Lei-Quadro das Fundações, aprovada pela Lei n.º 24/2012, de 9 de julho, alterada e republicada pela Lei n.º 150/2015, de 10 de setembro, a Fundação Manuel Cargaleiro foi declarada de utilidade pública no dia 09 de outubro de 2017, conforme publicação no Diário da República, II Série, n.º 201, de 18 de outubro de 2017.

À data da sua instituição a Fundação Manuel Cargaleiro estava sedeada em Lisboa, tendo o Arquiteto Álvaro Siza Vieira realizado estudo, entre 1991 e 1995, para o projeto arquitetónico da sede da Fundação Cargaleiro na Praça de Espanha em Lisboa, que não se concretizou. Hoje, e através de parceria com a autarquia de Castelo Branco, a Fundação Manuel Cargaleiro encontra-se sedeada em plena zona histórica da cidade de Castelo Branco.

A história da Fundação Manuel Cargaleiro cruza-se com o percurso de Manuel Cargaleiro numa perspetiva de entendimento da sua produção artística e da sua vertente de colecionador, em prol do estudo e da divulgação da Arte e da Cultura. A Fundação Manuel Cargaleiro é herdeira e detentora de um significativo património, com grande valor artístico, histórico e cultural. Aquando da criação da Fundação, o mestre Manuel Cargaleiro doou uma parte considerável da sua coleção pessoal para dar início à Coleção da Fundação, de modo a garantir o seu estudo, conservação, divulgação e salvaguarda, a qual se constitui atualmente por mais de dez mil obras.

Membros dos Órgãos Sociais da Fundação Manuel Cargaleiro

1. Conselho de Curadores, para o período 2015-2020

Presidente

Presidente da Fundação Cidade de Lisboa, por inerência o Eng.º Álvaro João Duarte Pinto Correia

Vogais

Dr.ª Maria Manuela Nogueira Cargaleiro de Freitas

Sr.ª D.ª Maria Isabel Leal Brito da Mana

Arq. Álvaro Siza Vieira

Dr. Vasco Vieira de Almeida

Dr. José Lourenço Soares

Presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, por inerência o Sr.º Coronel José Augusto Alves

Diretor do Museu do Azulejo, por inerência a Dr.ª Maria Antónia de Matos

Folheto de Apresentação_FR Download
Folheto de Apresentação_ES Download

Fundacao Biografia 05

Manuel Cargaleiro (à direita) com os pais e o irmão, na Avenida da Liberdade, em Lisboa, no ano de 1932.