Link para página

Serviço Educativo

O Serviço Educativo assume um papel relevante no cumprimento dos objetivos da identidade museológica e numa perspetiva de programação e criação de dinâmicas do Museu, tornando-o um espaço vivo e aberto à participação do público.

Esta dinâmica de relações pretende contribuir para o planeamento de propostas educativas complementares com base no estabelecimento de relações entre o Museu e a Comunidade!

Através de uma programação diversificada de atividades composta por visitas orientadas, oficinas pedagógicas e percursos temáticos em formato de atelier, o Serviço Educativo pretende estimular a interação com os diversos públicos e com o acervo, e missão do Museu.

É objetivo do Serviço Educativo despertar e aliciar no público o gosto pela arte, garantindo um espaço de conceção e partilha de ideias dando a conhecer a obra do artista Manuel Cargaleiro e de outras obras de referência incorporadas na Coleção da Fundação Manuel Cargaleiro.

A equipa do Serviço Educativo aguarda a sua visita!

Conheça as propostas do Serviço Educativo para 2019/2020 e inscreva-se nas atividades!

A equipa do Serviço Educativo aguarda o seu contacto!

Programa de Atividades 2019/2020 Download
Marcação de Atividades Download

Aqui poderá conhecer algumas das atividades desenvolvidas com os visitantes do Museu Cargaleiro!

Para além da nossa programação estamos sempre disponíveis para novas ideias ou projetos! Contacte-nos!

 

Visita orientada no Museu Cargaleiro

A visita orientada procura potenciar discussões e refexões, estimular o olhar atento, desenvolver o vocabulário plástico e a sensibilidade às diversas linguagens da arte.

Conheça o espaço expositivo do Museu Cargaleiro através de uma visita orientada. [Duração aproximada da visita: 1h00]

Visita

Visita orientada no Museu Cargaleiro

 

 VISITA-OFICINA

A visita-ofcina oferece a possibilidade de conjugar a componente teórica e dialogante com a realização de pequenos momentos de experimentação nos espaços do Museu forçando a dinâmica de comunicação adaptada a diferentes públicos.

Quem não (ar)risca não é artista!

Que pormenores sobressaem numa obra? Nesta visita, o desenho surge como um fio condutor que ajuda a ver melhor. A partir de um percurso vamos transportar o nosso olhar atento para um esboço que nos permitirá ver a construção de uma obra-prima! Desenhar exercita a mente e promove a consciência do ato de ver, desenvolve as sensibilidades e os afetos e convoca o nosso próprio corpo para a ação de fazer. Já imaginaste como seriam as obras de arte se fosses tu o artista? Nesta atividade, inspirados nas obras em exposição convidamos-te a criar uma verdadeira obra-prima! Aceitas o desafio para esta visita desenhada?

 

[Duração aproximada da visita com atividade: 2h00]

 

09092015 9092014            DSC07817

 

Pintar Cerâmica!

A cerâmica transmite-nos uma linguagem que se rende às potencialidades da natureza, onde o homem recorre às diversas pastas cerâmicas, vidrados e técnicas de modelar. O ceramista imprime nas suas obras um conceito de expressão único e pessoal que é finalizado pela surpreendente ação do fogo, no que respeita à cozedura das peças. Durante esta visita são muitas as obras de cerâmica que poderás observar e contemplar. Para além das obras do Mestre Cargaleiro, muitas outras da sua coleção estão em destaque. No final da visita através de uma paleta de cores muito colorida e pincéis propomos-te dar asas à imaginação e realizares uma surpreendente pintura sobre um azulejo. De miúdos a graúdos todos entram nesta “festa” das cores!

[Duração aproximada da visita com atividade: 2h00]

20160211 111353          20160317 151609

 

                        20160531 162957          20160531 163216

 

Retalhos de cor!

Que formas geométricas conheces? O que podes fazer com elas? Ao observares a obra do Mestre Cargaleiro consegues perceber que ele se inspirou no trabalho das colchas de patchwork feitas pela sua mãe? É um trabalho simples, mas repleto de cor e geometrismo. Nesta atividade convidamos-te a explorar as formas geométricas em tecidos de várias cores, padrões e formas geométricas.Entra nesta aventura repleta de cor e geometrismo! Será que com tecidos consegues fazer uma flor, uma casa, um sol?

[Duração aproximada da visita com atividade: 2h00]

 

20160615 115044          20160615 115651

               20160617 114831

 

Pintar ao som da Música!

Já te imaginaste a pintar ao som da música? Sabias que a música serviu de inspiração para os artistas abstratos e que há uma relação muito próxima da Imagem e do Som?

Muitos pintores procuram atribuir à pintura e à cor a plasticidade que encontram na música e no som. Entra nesta arte com música e vem experimentar as sensações, os ritmos e os compassos que te levam à realização de uma pintura!

[Duração aproximada da visita com atividade: 1h30]

 

DSC 2906         DSC 2953

 

Formas em Cartão!

Através das formas e das cores que inspiram o artista Manuel Cargaleiro vamos realizar uma obra com a utilização de materais reciclados, com uso da sobreposição de elementos geométricos!

[Duração aproximada da visita com atividade: 1h30]

20160616 120527   20160616 114733

 

O Museu é um mundo cheio de cores!

Através de uma pequena experiência vamos observar que as cores secundárias resultam da mistura com outras cores! Nesta atividade vamos partir à descoberta da cromatografia como verdadeiros cientistas.

[Duração aproximada da visita com atividade: 1h30]

 

20160621 160139        20160616 113253        

 

 

A equipa do Serviço Educativo aguarda a sua visita!